Corretora de Arroz

Sua Produção em Boas Mãos

PRODUTOS

Você está em: Home » Produtos » Arroz


Arroz

Como corretora, fazemos a intermediação comercial junto às empresas compradoras de arroz, buscando a melhor oferta e os melhores prazos para nossos clientes. Terceiro alimento mais consumido e cultivado no mundo, o cereal está presente na mesa de dois terços da população mundial. No Brasil, o consumo anual do arroz é de 45 a 50 quilos por habitante, o que sintetiza a sua importância na agricultura do país.


História do Arroz


A origem do arroz remete à origem da própria civilização. Muitos autores acreditam que seja originário da Ásia Sul-Oriental, região que inclui a China, a Índia e a Indochina. Indícios apontam seu cultivo no ano de 2822 a.C, ano em que o Imperador da China instituiu a cerimônia em que semeava, anualmente, as sementes de arroz. Na América existe registro de seu cultivo em 1694, nos estados da Carolina e em 1718, na Louisiana, ambos nos Estados Unidos. No Brasil, em 1500, o arroz foi um dos alimentos trazidos pelos portugueses e dados aos índios. Na capitania de São Vicente (1530-1540) o arroz era plantado, mas somente com a abertura dos portos por D. João VI, em 1808, é que o cereal começou a entrar em maior quantidade no país.


Em 1904, surge no Rio Grande do Sul ? atual maior estado produtor de arroz ? a lavoura empresarial de arroz na cidade de Pelotas. A partir de 1912, com a fabricação dos locomoveis fabricados pela empresa Mernak, veículos movidos a vapor da queima da lenha e que acionavam bombas de irrigação, facilitando a inundação das lavouras de arroz, a disseminação das lavouras cresceu consideravelmente. Atualmente o Rio Grande do Sul é responsável por 50% do arroz produzido no país, seguido pelo Mato Grosso, Santa Catarina, Tocantins e Goiás.


Existem dois tipos de arroz. O Sequeiro, cujo plantio é realizado em terras altas de outubro a dezembro e a irrigação é feita através das chuvas que ocorrem de outubro até maio e o arroz Irrigado, cultivado em áreas que são alagadas após a semeadura. Seu plantio ocorre nos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro, contando com uma grande quantidade de água de açudes ou bombardeadas de rios. A colheita é feita nos meses de março e maio.


Após a colheita, o arroz é armazenado em silos, sofrendo o processo de secagem até atingir o grau de umidade de 12% e ficando pronto para ser beneficiado. No processo industrial de beneficiamento, o arroz é separado das impurezas, descascado e separado em: Arroz inteiro, Quirela, Canjicão e o Farelo. O arroz inteiro é comercializado para consumo doméstico. O canjicão é o arroz quebrado de tamanho médio ou grande, ele é adicionado ao arroz inteiro e é em função desse percentual de arroz quebrado que temos o tipo um, tipo dois e o tipo três.


É constituído por sete espécies: Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa. No Brasil, a classificação do Ministério da Agricultura é dividida em dois grupos gerais: arroz em casca e arroz beneficiado. O beneficiado apresenta os seguintes subgrupos:


* Polido (arroz branco comum);

* Integral (macrobiótico ou esbramado);

* Parboilizado integral ;

* Parboilizado.


 
voltar subir