Corretora de soja

Sua Produção em Boas Mãos

PRODUTOS

Você está em: Home » Produtos » Soja

Soja

Sendo representante da Puro Grão, a Transarroz trabalha com a transação da soja à vista e com seu mercado futuro, buscando sempre a garantia da melhor oportunidade para seus clientes.
Hoje o Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo, responsável por cerca de 30% da produção mundial, com uma safra de mais de 60 milhões de toneladas, por isso faz-se necessário um olhar mais atento aos negócios do setor.

 

História da Soja

 A soja é uma leguminosa cultivada pelos chineses há cerca de cinco mil anos. Há três mil anos a soja se espalhou pela Ásia, onde começou a ser utilizada no consumo humano por seu alto valor alimentício. No final do século XV chegou ao ocidente, mas foi só no início do século XX que passou a ser cultivada comercialmente nos Estados Unidos. A partir de então, houve um rápido crescimento na produção, com o desenvolvimento das primeiras áreas comerciais. 


Alguns historiadores comentam que a soja chegou ao Brasil em 1882, outros em 1892, e outros apontam que o grão chegou com os primeiros imigrantes japoneses em 1908. No RS, foi introduzida oficialmente em 1914, porém sua expansão aconteceu nos anos 70, com o interesse crescente da indústria de óleo e a demanda do mercado internacional. A soja viabilizou a implantação de indústrias de óleo, fomentou o mercado de sementes e deu estabilidade à exploração econômica das terras onde antes só existiam matas e cerrados.


O grão da soja dá origem a produtos e subprodutos utilizados atualmente pela agroindústria
de alimentos e indústria química. A proteína de soja dá origem a produtos comestíveis (ingredientes de padaria, massas, produtos de carne, cereais, misturas preparadas, bebidas, alimentação para bebês, confecções e alimentos dietéticos). É utilizada também pela indústria de adesivos, nutrientes, alimentação animal, adubos, formulador de espumas, fabricação de fibra, revestimento, papel e emulsão de água para tintas. A soja integral é utilizada pela indústria de alimentos em geral e o óleo cru se transforma em óleo refinado e lecitina, que dá origem a inúmeros outros produtos.


 
voltar subir