Corretora de Arroz

Sua Produção em Boas Mãos

Corretora de soja

Sua Produção em Boas Mãos

Venda de Óleo Diesel

TRR COQUEIRO.

Bolsa de Mercadorias

BBM - Bolsa Brasileira de Mercadorias

NOTÍCIAS

Você está em: Home » Sala de Imprensa » Notícias » Enchentes prejudicam a produção de arroz no Rio Grande do Sul
14/01/2019

Enchentes prejudicam a produção de arroz no Rio Grande do Sul


As volumosas chuvas que caíram na Fronteira-Oeste na semana passada são mais empecilhos ao setor orizícola gaúcho. Em uma safra que já se iniciou com preocupações, em especial quanto à diminuição da área cultivada com o arroz, a enorme precipitação em tão pouco tempo e as enchentes dificultaram ainda mais a cultura. A chuva fará a produtividade cair e os custos aumentarem, e mais um ano de problemas pode comprometer o futuro.

A precipitação na parte mais ocidental do Rio Grande do Sul foi enorme. Em Uruguaiana, na estação do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), caíram 497mm entre domingo e quarta-feira (a média para todo o mês de janeiro é de 150mm). Em três dias e meio, portanto, choveu o que deveria chover em três meses. "Não se tem registro de tanta chuva em tão pouco tempo na região", diz o coordenador regional do Irga para a Fronteira-Oeste, Ivo Mello. A região é responsável por um terço da área cultivada com arroz no Estado.

O tamanho do estrago ainda é desconhecido, primeiro porque muitas lavouras seguem inundadas pelos rios e um levantamento mais preciso só pode ser feito quando a água baixar e, depois, porque alguns dos rios continuam a subir, podendo atingir ainda mais lavouras. "Alguns rios levam até 10 dias para encher, e depois mais o mesmo tempo baixando. O Ibicuí, por exemplo, podemos estar essa semana com sol e ele recém-chegando ao nível máximo", comenta Mello.


Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/graos/228273
 
  • Currently 0.00/5

Classificação: 0.0/5 (0 votos)

voltar subir